Saturday 14 August 2010

Que bom que é ter a casa a cheirar a sopa

Está um dia lindo lá fora, Verão como deve ser! Mas este fim-de-semana tenho deveres de estudante, como antigamente. Nestes quase três anos ainda não tinha sentido a necessidade de voltar à velha e bem conhecida rotina de estudante. Mas agora que, como nos tempos de estudante, tenho um exame quase quase a bater à porta (há hábitos que nunca se perdem), voltei a enfiar o nariz numa sebenta. E para minha grande surpresa até estou a adorar tanto o tópico como o dever!


Claro que, estando presa em casa como estou, com muito silêncio à volta e uma constipação ainda entranhada nos canais nasais, não tardou a reaparecer aquele hábito de interromper a leitura a cada meia hora. Para? Ora para petiscar qualquer coisa, ou fazer uma salada de frutas, ou ver o que se está a passar no mundo, ou ou ou…enfim, as desculpas da mente para se ocupar com diversidade. Resultado mais bem conseguido: sopa Juliana! E porquê a merecida mensão honrosa? Porque esta sopinha me encheu a casa com o cheiro da sopa da vizinha Piedade. Um cheiro lindo de se ter em casa e que parece que agora também domino ;) E o mais engraçado é lembrar que os meus pais sempre acharam que eu detestava sopa… E detestava, mas adorava a sopa da vizinha, às escondidas, sem ter coragem de dizer alto para não ofender a cozinheira lá de casa. Crianças :)

2 comments:

  1. Os cheiros são das nossas lembranças mais primárias, a minha é de Nestum, dado à janela para me entreter a ver o cão do vizinho.
    Para a próxima tenta esta mas põe só um bocadinho de red curry.

    what you will need to make:

    2 celery stalks – sliced
    1 carrot sliced
    1 onion roughly chopped
    3 Tbsp olive oil
    +-850gms of fresh pumpkin cubed
    1 – 1/12 Tbsp of thai red curry paste depending how hot you want it
    2 tsp of fresh ginger (optional)
    1 litre of chicken or veg stock
    cream or coconut cream – optional
    smoked and rosted pumpkin seeds to sprinkle over the top

    How to make

    heat the olive oil in a large pot
    sweat the celery, onion and carrot until just soft
    stir through the curry paste and then add the cubes of pumpkin
    cover all the vegetables with stock and ginger and allow to simmer for about 40 minutes until soft
    cool and process through a food processor or hand blender
    stir through fresh cream or coconut cream (and you could also top with fresh coriander)
    sprinkle over smoked, roasted pumpkin seeds

    The smokey flavour of the roasted pumpkin seeds adds such a rich and intense flavour dimension to the soup as well as a lovely bit of crunchy texture.

    Source: http://www.food-e-matters.com/drizzleanddip/2010/08/pumpkin-soup-with-thai-red-curry-and-smoked-pumpkin-seeds/

    ReplyDelete
  2. uau, que deliciosa! Assim que experimentar digo-te! E esses blogs gourmets que tens no teu profile ainda estão activos?

    ReplyDelete